A BÍBLIA SAGRADA E A SOCIEDADE RELATIVISTA
I - A INTEGRIDADE DO CRISTÃO NO MUNDO RELATIVISTA
“Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar?
Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens” (Mt
5.13).
VERDADE PRÁTICA
Só conseguiremos resistir ao espírito mundano que predomina em nossa sociedade,
se conhecermos suas raízes, seus ensinos, fundamentos e atuação. Caso contrário,
estaremos propensos a assimilá-los ainda que de modo inconsciente. A igreja
possui duas opções: ignorar que seus membros estão a todo momento sendo
bombardeados por ensinos relativos, profanos e hedonistas, ou confrontá-los com
a Verdade de Deus, a fim de esclarecer e fortalecer a convicção de cada crente.
O objetivo deste texto é promover o entendimento do cristão para que testemunhe
firmemente que a Bíblia é a inspirada e inerrante Palavra de Deus e a única
norma de fé e prática num século relativista e que jaz no maligno. Após esta
aula, o aluno deverá estar apto a definir os reais significados do
relativismo, do pragmatismo e do secularismo e saberá como
vencê-los por meio da aplicação da palavra de Deus.
1 - OS PRINCÍPIOS DA INTEGRIDADE CRISTÃ
Vejamos alguns princípios que norteiam a integridade na vida cristã, de acordo
com os ensinos da Palavra de Deus.
1.1. Lealdade incondicional a Cristo. Jesus disse: “Quem
não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (Mt
12.30). Não se pode atender aos apelos do mundo e, ao mesmo tempo, fazer a
vontade de Deus. É impossível! Ou se é totalmente de Cristo, ou contra Ele (Jo
15.14; Mt 12.30; 6.24).
1.2.
Fé. A Bíblia afirma que “... tudo o que não é de fé é pecado” (Rm
14.22,23). O crente não precisa recorrer a padrões humanos para
posicionar-se quanto aos seus atos e palavras. Se tem dúvida, não deve fazer. E
se não tem dúvida, pode fazer tudo o que aprova? Depende. É preciso que sua
atitude ou pensamento esteja de acordo com a Palavra de Deus (1 Co 6.1 2).
A Bíblia é o nosso padrão ético.
3. Licitude, conveniência e edificação. Nem tudo o que é lícito convém (1
Co 6.12; 10.23). Esse critério orienta o cristão a não praticar as coisas
apenas porque são lícitas; além de lícitas, têm de estar em absoluta
conformidade com o referencial ético da Palavra de Deus.
A lealdade incondicional a Cristo, a fé e a licitude são
princípios pelos quais os cristãos podem manter a integridade espiritual e
moral.
2 - DOIS VENENOS MORTAIS: O RELATIVISMO MORAL E O PRAGMATISMO
2.1.
O Relativismo Moral. No mundo pós-moderno, os conceitos morais não se
baseiam nos valores absolutos das Sagradas Escrituras. Para a sociedade
relativista, as verdades e valores da Bíblia são relativos e parciais. Ou seja,
a prática da moral e da ética depende da experiência de cada pessoa.
Ensina-se que não existem leis e verdades absolutas e universais. A fim de
enfrentar este terrível mal, o cristão tem de tomar algumas atitudes
extremamente importantes. Vejamos:
a)
Não se conformar com o mundanismo (Rm 12.2). Há muitos cristãos que estão
acomodados ao mundanismo, cujo mentor é o Diabo. Essa conformação é ruinosa para
a moral cristã. Temos de amar o pecador, mas combater energicamente o pecado e
suas estruturas, pois levam o ser humano à perdição.
b)
Ser transformado pela renovação do entendimento. A “visão de mundo” do cristão,
cujo entendimento é renovado pelo Espírito Santo, tem de ser contrária aos
conceitos materialistas e relativistas (1 Jo 5.19). A maneira de o crente ver o
mundo deve passar pela ótica da revelação de Deus. Somente assim, poderá
experimentar “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1,2).
2.2.
O Pragmatismo. Para o pragmatismo, tudo que resulta em satisfação
imediata é verdade. Mas para o crente, a verdade é a expressão absoluta e
universal da vontade divina conforme a encontramos na Bíblia Sagrada. Os
israelitas, por exemplo, foram pragmáticos quando tentaram levar a Arca do
Senhor num carro de bois, ao invés de conduzi-la sobre os ombros dos levitas,
conforme determinava a lei (Nm 4.15; Js 3.3; 1 Cr 15.2,15). Deus não
aceitou tão descabido e profano pragmatismo. O resultado foi uma severa punição
divina (2 Sm 6.6-9). Hoje, o pragmatismo é apresentado de maneira sutil e
enganosa.
3. O DESAFIO DO SECULARISMO
3.1. Conceito.
O termo secularismo origina-se de uma palavra que significa “profano”,
“mundano”, “humanista”, “deste século”. Secular é o oposto do sagrado,
religioso, espiritual. Sob a ótica cristã, é a corrupção doutrinária que ignora
os princípios espirituais para a igreja, tornando o sagrado fútil e comum. O
secularismo tenta destronar a Deus e exaltar o homem, pois, segundo esta
filosofia, o homem é a medida de todas as coisas.
3.2. O desafio para a igreja de Jesus. Muitas igrejas,
infelizmente, têm sido influenciadas pelo secularismo, especialmente em seu
aspecto organizacional e litúrgico. Como reconhecer uma igreja presa pelos
tentáculos da secularização?
a) Profanação do sagrado.
Quando uma igreja se torna secular, tende a desprezar os valores espirituais e a
exaltar os humanos, materiais. Há igrejas, cujos santuários e púlpitos
transformaram-se em locais de entretenimentos e demonstrações de cultura
popular. A Bíblia, porém, afirma: “Mui fiéis são os teus testemunhos; a
santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre” (Sl 93.5).
b) Perda da identidade bíblica e cristã. Ser cristão é
identificar-se com Cristo e não com o mundo (At 11.26). Nos dias atuais,
há situações em que um visitante não sabe mais se está numa igreja ou num clube.
Não é exagero! O crente precisa consagrar-se a Deus, a fim de não se conformar
com as coisas da carne (1 Pe 1.14; Jd v.23). É urgente viver em santidade
(1 Pe 1.15,16).
c) Perda da ética cristã.
Sem zelo pela ética cristã é impossível manter-se em comunhão com Jesus Cristo.
Ser cristão não é apenas pertencer a uma igreja local ou denominação. É ser
cidadão dos céus; é viver a ética do reino de Deus, conforme estabelece a
Bíblia.
VOCABULÁRIO
Licitude:
O que é lícito, justo ou permitido; admissível, permissível.
Pragmatismo:
Teoria que afirma que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela
seja útil, tenha alguma espécie de êxito ou de satisfação.
QUESTÕES RESPONDIDAS
1. Como a sociedade relativista considera os valores absolutos das Escrituras?
R. São considerados relativos, subjetivos e parciais.
2. Quais as atitudes que o cristão precisa para vencer o relativismo?
R. Não se conformar ao mundanismo (Rm 12.2); e ser transformado pela renovação
de seu entendimento (Rm 12.1,2).
3. Defina o secularismo de acordo com a ótica cristã.
R. A corrupção doutrinária que ignora os princípios espirituais para a igreja,
tornando o sagrado fútil e comum.
4. Como o cristão pode reconhecer uma igreja secularizada?
R. Na profanação do sagrado; na perda da identidade bíblica e cristã; e na perda
da ética cristã.
5. Cite três princípios que norteiam a integridade cristã.
R. Os princípios da lealdade incondicional a Cristo, da fé; da licitude,
conveniência e edificação, e da glorificação a Deus.